Entender as pessoas para entender as equipes.
Veja que legal! Para se trabalhar em equipe existem pequenas técnicas que precisam ser observadas. Primeiramente temos que compreender que um grupo de trabalho em equipe é formado por pessoas:

- De diferentes origens;
- De diferentes formações culturais;
- De diferentes formações familiares;
- E até de diferentes etnias.
8 Logo: A palavra chave que podemos ressaltar para lidar com todas essas diferenças é : DIVERSIDADE.
ENTÃO: Para aprender a trabalhar com equipes, com os problemas das pessoas, podemos ressaltar outra palavrinha chave, que é:
..... Y.... TOLERÂNCIA .... Y .....
4 Para impedir que as equipes se auto-destruam e fracassem nos seus objetivos, temos que identificar os seguintes componentes no relacionamento:
2. As diferenças de personalidade.
2. Os conflitos.
2. Os mal entendidos.
4 Através da TOLERÂNCIA
.
Para facilitar, podemos tipificar 3 perfis ou arquétipos, de pessoas que integram os grupos de trabalho em equipe e devem ser tratados com cuidado:
• 1º ”OS CHATOS DA EQUIPE”
• 2º ”OS EXIBIDOS DA EQUIPE”
• 3º ”OS MIMADOS DA EQUIPE”.
1º) OS CHATOS DA EQUIPE: São os que ignoram as regras da equipe.
Afastam-se ao tentarem envolvê-lo nos temas da equipe.
Ex: alguém que é muito bom em um assunto especifico, porém com habilidade sociais desastrosas ( de relacionamento desastroso).
Pode ser talentoso; dar contribuição excelente; Ter idéias inovadoras: porém somente quando motivados.
OBS: se ele for muito necessário para equipe, é até interessante que a equipe se adeqüe a ele. Caso contrario devem ser tratados com carinho, porém com cautela.
2º) OS EXIBIDOS DA EQUIPE: São aqueles que exigem o tempo todo a atenção da equipe.
Procura dominar e ate assumir a liderança da equipe;
Acha que sempre merece a cota de atenção da equipe;
Modo de neutralizar gerencialmente:
> Planejar as ações para que todos tenham oportunidade de participar, falar e opinar.
> Buscar o consenso.
> Elogiá-lo para satisfazê-lo interiormente.
> Propiciar a interação permanente entre os extrovertidos e os tímidos
3º) OS MIMADOS: São aqueles que se escondem atrás das funções e tarefas geralmente inúteis. Aparentam trabalhar sempre alem da conta.
SOLUÇÕES: O líder deve:
a) Praticar a orientação para resultados;
b) Tornar os objetivos claros, tangíveis, e com tarefas bem divididas entre todos.
CONCLUSÃO: Deve-se sempre buscar o reconhecimento das diferenças, valendo-se de:
a) motivar aceitação mutua;
b) aprender a conhecer cada pessoa na sua individualidade;
c) tornar fácil torcer por cada elemento da equipe;
d) torcer pelo sucesso do grupo, como sendo o sucesso de cada um;
e) desenvolver sentimentos de:
Para facilitar, podemos tipificar 3 perfis ou arquétipos, de pessoas que integram os grupos de trabalho em equipe e devem ser tratados com cuidado:
• 1º ”OS CHATOS DA EQUIPE”
• 2º ”OS EXIBIDOS DA EQUIPE”
• 3º ”OS MIMADOS DA EQUIPE”.
1º) OS CHATOS DA EQUIPE: São os que ignoram as regras da equipe.
Afastam-se ao tentarem envolvê-lo nos temas da equipe.
Ex: alguém que é muito bom em um assunto especifico, porém com habilidade sociais desastrosas ( de relacionamento desastroso).
Pode ser talentoso; dar contribuição excelente; Ter idéias inovadoras: porém somente quando motivados.
OBS: se ele for muito necessário para equipe, é até interessante que a equipe se adeqüe a ele. Caso contrario devem ser tratados com carinho, porém com cautela.
2º) OS EXIBIDOS DA EQUIPE: São aqueles que exigem o tempo todo a atenção da equipe.
Procura dominar e ate assumir a liderança da equipe;
Acha que sempre merece a cota de atenção da equipe;
Modo de neutralizar gerencialmente:
> Planejar as ações para que todos tenham oportunidade de participar, falar e opinar.
> Buscar o consenso.
> Elogiá-lo para satisfazê-lo interiormente.
> Propiciar a interação permanente entre os extrovertidos e os tímidos
3º) OS MIMADOS: São aqueles que se escondem atrás das funções e tarefas geralmente inúteis. Aparentam trabalhar sempre alem da conta.
SOLUÇÕES: O líder deve:
a) Praticar a orientação para resultados;
b) Tornar os objetivos claros, tangíveis, e com tarefas bem divididas entre todos.
CONCLUSÃO: Deve-se sempre buscar o reconhecimento das diferenças, valendo-se de:
a) motivar aceitação mutua;
b) aprender a conhecer cada pessoa na sua individualidade;
c) tornar fácil torcer por cada elemento da equipe;
d) torcer pelo sucesso do grupo, como sendo o sucesso de cada um;
e) desenvolver sentimentos de:
I) Aprendizado;
II) Conhecimento;
III) Informação;
IV) Afeição aos pares
OBSERVAÇÃO FINAL:- “Cada membro da equipe precisa conhecer e dar valor as habilidades e individualidades dos outros”.
4 BOA SORTE COM A SUA EQUIPE !
. 8 Conte comigo e siga em frente ! ! ! ! ! ! ! ! !
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